40 25s de Abril no Algarve – como participar

Este projecto tem como principal objectivo divulgar e fomentar uma reflexão acerca das memórias e das heranças do 25 de Abril de 1974 a nível local no Algarve.

Trata-se de um projecto que nasceu de uma parceria da Teia D’Impulsos com a Editora Arandis para a publicação de uma obra que seja uma colecção de testemunhos sobre o 25 de Abril, reunindo palavras de 25 políticos, 4 militares, 74 cidadãos que viveram este dia e de 40 cidadãos das gerações pós 25 de Abril. Esta publicação será o culminar do projecto e será lançada em 2015.

Esta iniciativa pretende assinalar condignamente os quarenta anos passados sobre a Revolução dos Cravos na região Algarvia. Nesse âmbito, A Teia D’Impulsos, que tem entre os seus desígnios, justamente, a implementação dos valores de dignidade e cidadania participativa conquistados em Abril de 1974, convida um conjunto de diferentes personalidades da sociedade civil, naturais da região, ou com especial ligação afectiva ao Algarve, a escreverem um testemunho sobre a experiência vivida e expectativas criadas com o 25 de Abril.

Fazendo jus aos números do calendário (25-4-74) e ao quadragésimo aniversário do  acontecimento, a edição de uma futura publicação prevê a inclusão dos testemunhos de vinte e cinco políticos, quatro militares, setenta cidadãos nascidos antes e quarenta cidadãos nascidos no pós-revolução. Mais do que uma compilação de depoimentos na primeira pessoa, indicando onde é que cada um dos relatores se encontrava à data do Golpe de Estado, a publicação de um livro alusivo à comemoração da efeméride na região do Algarve ambiciona ser um repositório físico de histórias, de memórias, de expectativas e de sonhos amanhecidos na madrugada que esperávamos.

Quatro décadas depois de Abril, numa época em que se conhecem profundas transformações no território e na sociedade, a associação Teia D’Impulsos preenche assim uma lacuna sobre o modo como os algarvios olham para um dos dias mais importantes da história contemporânea do país. É dada, pois, primazia à palavra escrita neste conjunto de depoimentos. Para que, conforme nos ensinaram os valores da liberdade, democracia participativa e igualdade de oportunidades que a Primavera de Abril nos deu e que a actualidade dos tempos parece querer contrariar, o poder rememorativo da palavra continue, pelos caminhos do futuro, a questionar a palavra esquecida do poder.

 

INÍCIO DO PROJECTO: 23 de Abril de 2014

FINAL DO PROJECTO: 25 de Abril de 2015 – lançamento oficial de publicação com os depoimentos.

ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PROJECTO: Região do Algarve

 

ACÇÕES A DESENVOLVER:

Para se atingir o ponto alto do projecto, este vai alimentar-se de outras vertentes, nomeadamente:

– Criação de um Blog e de uma página de Facebook para a divulgação dos testemunhos e conteúdos do projecto, notícias da época, resenhas históricas, etc. Estas ferramentas serão apresentadas no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril e serão frequentemente actualizadas com novos conteúdos ao longo do ano.

– Criação de uma caixa de Correio Electrónico aberta a todos os que queiram colaborar no projecto com a partilha dos seus próprios testemunhos pessoais.

– Organização e divulgação ao longo do ano de 2014 de 3 a 4 tertúlias temáticas. A primeira delas, intitulada “A Arte da Revolução”, integra o programa das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril em Portimão e marca o lançamento do projecto. Vai decorrer no dia 23 de Abril na Casa Manuel Teixeira Gomes.

– Fruto da pareceria com a Rádio Costa D’Oiro, dinamização de espaços de rádio temáticos onde sejam divulgados os conteúdos do projecto, bem como alguns dos testemunhos recolhidos. Numa primeira fase estes espaços temáticos vão decorrer dentro do programa Impulso, o espaço semanal da responsabilidade da Teia D’Impulsos na grelha de programação da Rádio Costa D’Oiro (5ªF 20h – 22h, reposição ao Sábado 11h – 13h).

 

Estrutura do texto dos depoimentos:

– Aproximadamente 3500 caracteres (incluindo espaços).

– Identificação dos responsáveis pelos depoimentos;

– Questões a abordar: experiências, expectativas, frustrações, reflexões sobre a simbologia da data, idade no 25 de Abril de 1974 e idade actual, profissão no 25 de Abril e profissão actual, fotografias, etc..

Endereço de correio electrónico para envio do seu depoimento:

quarentavintecincos@gmail.com

Deixe um comentário